Homenagens
8 de dezembro de 2011

Charles Kiefer e Moacyr Scliar levam prêmios da Fundação Biblioteca Nacional

O escritor gaúcho Charles Kiefer levou o prêmio Mário de Andrade, categoria Ensaio Literário, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional com De Poe a Borges, um Passeio pelo Gênero. A solenidade será em 15 de dezembro no auditório Machado de Assis da Fundação. No mesmo dia, Eu Vos Abraço, Milhões, de Moacyr Scliar, falecido em fevereiro deste ano, recebe o prêmio de segundo lugar na categoria “romance” do prêmio literário.

O primeiro lugar do gênero ficou com Alberto Mussa. O escritor e tradutor ganhou com O Senhor do Lado Esquerdo. A obra aborda o assassinato do secretário da Presidência num prostíbulo no Rio em 1913. Cada vencedor receberá R$ 12,5 mil. Em terceiro Passageiro do Fim do Dia, de Rubens Figueiredo. O júri foi composto por Álvaro Costa e Silva, Júlio Diniz e Manuel Antônio de Castro.

Em poesia, o teólogo e professor pernambucano Daniel Lima, de 95 anos, teve premiada a sua obra de estreia, Poemas, que reúne quatro livros inéditos.

Bateu Gullar Gullar, de Marcus Vinicius Quiroga, e Em Alguma Parte Alguma, de Ferreira Gullar. Os jurados foram Alexei Bueno, Antônio José Jardim e Castro e Frederico de Carvalho Gomes.

Vencedor em contos, por O Livro de Praga, Sant’Anna foi seguido por Alessandro Garcia (A Sordidez das Pequenas Coisas) e João Encanelo Carrascona (A Vida Naquela Hora). Flávio Carneiro, Nelson de Oliveira e Sonia Coutinho formaram o júri.

Em tradução, o prêmio é de Luís Carlos Cabral, por Mala Trana – Vestígios de Praga, de Jan Neruda. Leonardo Froes, Ivo Barroso e Denise Batman formaram a comissão julgadora.

Fonte: Jornal de Santa Catarina