Homenagens
16 de agosto de 2011

Lançado o Prêmio Literário Moacyr Scliar

Foto: Caroline Bicocchi

Foto: Caroline Bicocchi

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (16), no Palácio Piratini, o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura. O objetivo é indicar os melhores livros das categorias poesia e conto, publicados no Brasil, em língua portuguesa, nos dois anos anteriores à edição de cada premiação. Com promoção da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Livro, o prêmio tem o patrocínio da Petrobrás e do Banrisul, o prêmio conta com o apoio da Associação Lígia Averbuck, Corag e agência Matriz.

Em seu pronunciamento o governador Tarso Genro se emocionou ao lembrar de Moacyr Scliar. “Moacyr Scliar foi profundamente universal, nas suas construções e em toda construção natural do povo gaúcho É um enorme orgulho para o nosso governo o lançamento desse prêmio”, finalizou o governador.

O secretário de Estado da Cultura destacou o significado cultural diferenciado de qualquer outro prêmio do país, uma vez que incentiva a diversificação das edições e aproxima os leitores com a aquisição das obras premiadas para as bibliotecas públicas da rede estadual e para os Pontos de Cultura. “Sairemos daqui, hoje, afortunados: estaremos honrando o nome de do grande escritor e estaremos fazendo o que ele mais amava: aplaudindo quem escreve e apoiando a literatura, que foi seu modo privilegiado de estar no mundo”, disse Assis Brasil.

Judith Scliar disse que o prêmio homenageia aos novos escritores. “Moacyr incentivou muitos novos escritores. E tenho certeza que estaria muito feliz em saber que seu nome foi dado a um prêmio literário”, afirmou a esposa do escritor.

O prêmio

O Prêmio Moacyr Scliar de literatura privilegia a poesia e conto. Em 2011 serão premiadas as obras de poesia por ser o gênero mais praticado e o menos reconhecido.

A cada edição, uma categoria será privilegiada: em 2011, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Categoria Poesia; em 2012, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Categoria Contos. Nos anos seguintes, sempre será alternado: em um ano, poesia; no outro, conto.

O prêmio tem o patrocínio da Petrobrás e do Banrisul e será impresso pela CORAG. O autor vencedor receberá R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), e a editora R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para uma nova edição da obra premiada. O Prêmio Moacyr Scliar de Literatura é o único que premia o autor e a editora , e leva o livro vencedor até os leitores, com a distribuição de uma edição dos livros na rede de 520 bibliotecas públicas dos Rio Grande do Sul ou seja, premia também os leitores.

Texto: Asscom Sedac

Fonte: Cultura RS – Secretaria do Estado