Notícias
14 de maio de 2013
Aprovado projeto que dá o nome de Moacyr Scliar à Biblioteca Pública do Estado

Foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira, projeto do deputado Raul Pont que denomina Biblioteca Pública Moacyr Scliar a Biblioteca Pública do Estado de Porto Alegre.

O projeto deve ser sancionado pelo governador Tarso Genro nas próximas semanas, e depois da sanção, deve ser organizada uma cerimônia para oficializar o novo nome da biblioteca – que atualmente passa por reformas e deve ser reaberta até o final do ano.

No projeto, Pont apresenta como justificativa a vida e obria de Scliar, que além de escritor, era médico e lecionou a disciplina de Medicina e Comunidade do curso de medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

“Tal dedicação aos livros demonstrou o evidente prazer que Scliar sentia ao escrever. As histórias deste talentoso escritor permanecerão na lembrança do nosso Estado, que as guardará com a mesma alegria que tinha ao contá-las. Nomear nossa biblioteca pública em memória deste ícone da literatura brasileira que fará uma justa homenagem ao homem que foi Moacyr Jaime Scliar”, afirma o deputado através de seu site.

Como escritor, Scliar destacou-se entre os maiores nomes de sua geração, tendo recebido inúmeros prêmios, como o Jabuti (1988, 1993 e 2009), o da Associação Paulista de Críticos de Arte (1989) e o da Casa de las Américas (1989) – além de ter sido o sétimo ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras.

A ideia de homenagear o escritor gaúcho começou a ser discutida logo depois da sua morte, em 2011, com apoio da vereadora Sofia Cavedon e do ex-deputado Flávio Koutzii.

Fonte: Segundo Caderno (ZH)