Notícias
14 de julho de 2014
Bem falados contos do imortal Scliar

ANTÔNIO TORRES*

pausa-25-contosTão bom de ler quanto de ouvir: é o mínimo que se pode dizer do gaúcho Moacyr Scliar (1937-2011), autor de uma vasta obra, pela qual recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, adaptações para o cinema, o teatro e a televisão, traduções em 18 países, e foi eleito por unanimidade para a Academia Brasileira de Letras. A seleção em audiobook de 25 de seus contos feita pela Livro Falante – e à disposição dos assinantes da Nuvem de Livros – encontrou, na voz do ator paulista Giuseppe Oristânio, a medida certa de interpretação, o que permite ao ouvinte apreciar todos os meandros de sua obra. Quem acompanhou a gravação garante que Giuseppe a transformou num momento de intensa emoção.

Ao mesmo tempo simples e surpreendentes, pelo que apresentam de insólito, os contos de Scliar giram em torno do que sabemos e do que não queremos saber. Além disso, trata-se de um escritor cujas marcas, reconhecidas pelo leitores e aplaudidas pela crítica, são a fantasia e o humor, a fabulação e a ironia, o entrelaçamento de mitos da cultura e a visão transfiguradora da realidade. Disso tudo resulta um poderoso – e inigualável – universo ficcional. Tenha o prazer de ouvir uma antológica síntese do seu imenso legado à literatura brasileira.

Samuel dormia. Nu, corria por uma planície imensa, perseguido por um índio montado a cavalo. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam perseguidor e perseguido” – do conto Pausa.

*Curador da Nuvem de Livros

Fonte: Nuvem de Livros