Notícias
10 de novembro de 2017
Convite de Judith Scliar – Do Éden ao Divã – Humor Judaico – Moacyr Scliar, Patricia Finzi e Eliahu Toker

Judaísmo e humor são categorias inseparáveis. Ao longo de milênios, o povo judeu acumulou um verdadeiro tesouro de histórias, provérbios e anedotas, ao qual se acrescentou o trabalho de grandes escritores. É disso que trata a antologia Do Éden ao Divã: Humor Judaico (Companhia das Letras), com organização e edição de Moacyr Scliar, Patricia Finzi e Eliahu Toker.

Por isso tenho a satisfação de te convidar para o relançamento dessa obra, no próximo dia 27/11 às 19h30, na Livraria Cultura de Porto Alegre. Lançada originalmente em 1990, a antologia refaz uma trajetória – batizada por risos e sorrisos – que começa na Bíblia e chega até os nossos tempos.

Nas páginas do livro convivem Tevie, o leiteiro, e a mãe judia; Franz Kafka e Woody Allen; psicanalistas e casamenteiros. Uma valiosa contribuição de um sofrido povo ao humor e à cultura universal. O relançamento da obra contará com uma mesa redonda, mediada pela jornalista Cláudia Laitano, e uma sessão de stand up comedy, com a encenação de algumas piadas da antologia.

A entrada é franca.

Ficarei muito feliz com a tua presença.

Um abraço carinhoso,
Judith Scliar