Notícias
9 de novembro de 2017
Festival de Curtas homenageia o autor Moacyr Scliar

O evento realizado pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista São Pedro

A 7ª edição do Festival de Curtas do Colégio Marista São Pedro, organizado pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, homenageou o escritor gaúcho Moacyr Scliar. O evento foi realizado no dia 26 de outubro e reuniu a comunidade educativa para assistir as produções audiovisuais.

Inspirados nas obras do autor, os estudantes produziram seis curtas-metragens adaptando literaturas como: O mistério da casa verde, O tio que flutuava, A festa no castelo, entre outras. “O grande desafio de nossos estudantes foi transformar a linguagem literária de Scliar em produções audiovisuais. Durante todo o projeto eles roteirizaram, filmaram e editaram, para trazer, algumas das obras do escritor gaúcho que ganharam a sua versão em curtas”, explica o professor Alexandre Andrades, coordenador do projeto.

Festival de Curtas é o evento que celebra a conclusão do projeto Clube do Filme, desenvolvido anualmente com o 1º ano EM. O projeto integra os componentes curriculares de História, Português e Literatura e inspira os estudantes a desenvolverem um olhar crítico para a produção audiovisual. “A importância de se estudar de forma mais aprofundada como são elaboradas as imagens, como se processam no nosso imaginário e qual seu impacto na formação de valores éticos é de fundamental importância para o futuro de nossos jovens”, afirma Andrades.

O grande vencedor o Festival de Curtas 2017 foi o filme O Tio que Flutuava, dirigido por André Chiapini. Confira no material de apoio o curta vencedor.

 

Material de apoio

O Tio que Flutuava – https://youtu.be/CHI7xJ-U8ic

Legenda da Foto: Estudantes premiados no Festival de Curtas 2017.

Crédito: Juliana Vencato – Divulgação Marista São Pedro