Notícias
21 de fevereiro de 2014
‘Grata surpresa’, diz carnavalesco de escola que homenageia Scliar no RS

Bambas da Orgia vão contar a história do escritor no Bairro Bom Fim. Desfiles do Grupo Especial têm transmissão do G1 e da RBS TV.

Do G1 RS

montagem

Bambas da Orgia vai homenagear o escritor Moacyr Scliar (Foto: Reprodução/RBS TV)

A atual campeã do carnaval de Porto Alegre presta neste ano uma homenagem ao escritor gaúcho Moacyr Scliar, que morreu em 2011. Membro da Academia Brasileira de Letras, Scliar levou suas histórias para o mundo inteiro, tendo obras traduzidas em diversos idiomas. E foi através dos personagens criados por ele que os Bambas da Orgia criou seu samba-enredo ao menino do Bairro Bom Fim, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço da RBS TV (veja o vídeo abaixo).

Os desfiles serão realizados nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Porto Seco, com transmissão exclusiva da RBS TV e do G1. O bairro que recebeu os primeiros imigrantes judeus na década de 1920 também inspirou Moacyr Scliar. A região cresceu, se desenvolveu, mas até hoje, quem passa percebe um pouco do que se lê nos livros dele. “O Bom Fim na minha infância não era apenas um bairro onde viviam os imigrantes, filhos e netos, mas uma verdadeira aldeia transplantada da Europa Oriental para Porto Alegre”, dizia o escritor em 1991. “E lá eu pude não apenas desenvolver a minha fantasia como também aprender alguma coisa da arte de contar histórias para os meus pais, meus tios, nossos amigos”.

Com o tema “Moacyr Scliar, o menino do Bom Fim” a escola levará para a avenida as histórias e os contos do autor. A ideia, segundo o presidente da escola, Cleomar Rosa, surgiu como uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho do escritor gaúcho.

“Existe um certo espírito do Bom Fim, que era esse dos primeiros habitantes do bairro, dos imigrantes, que mal falavam português. E o Scliar é fruto típico dessa coisa provinciana, no bom sentido. Desse afeto entre as pessoas”, lembra a amiga e escritora Cíntia Moscovich. “O Scliar era um cara muito tímido e ele não tinha absolutamente o samba no pé, mas acho que ele ficaria encantado com esta iniciativa. Tenho quase certeza que ficaria acordado para assistir ao desfile”, diz.

“Quem não conhece o Bom Fim? Um bairro tão tradicional, tão importante na história de Porto Alegre. Com o enredo, com a sinopse a gente conheceu mais da história, os gostos dele. A questão de ele ser torcedor do Cruzeiro-RS, por exemplo. Isso foi uma surpresa”, relata Shaienne Sehnem, porta-estandarte dos Bambas.

“A gente o conhecia, mas não tão afundo como viemos a conhecer. E foi uma grata surpresa. Poder descobrir o grande universo que existe por trás de um trabalho do Moacyr”, diz o carnavalesco da escola Marco Armha.

Os Bambas da Orgia são a escola mais antiga de Porto Alegre, com fundação no dia 6 de maio de 1940. As cores são o azul e o branco. Os Bambas vão encerrar a primeira noite de desfiles do Grupo Especial no Porto Seco, no dia 28 de fevereiro.

Fonte: G1 RS