Notícias
17 de março de 2021
Legado de Moacyr Scliar na saúde pública é celebrado em debate online com colegas médicos

No mesmo dia em que Moacyr Scliar completaria 84 anos, um trio de colegas e amigos do escritor e médico gaúcho se reunirá virtualmente para homenagear o seu legado no campo da saúde pública. O debate “Scliar: o médico, o escritor e o humanista” acontecerá no dia 23 de março, a partir das 20h, diretamente na página oficial do Facebook dedicada a Moacyr e estará disponível para ser assistido no YouTube logo após a transmissão. Sob a mediação do jornalista Túlio Milman, os médicos Flávio Kanter, Germano Bonow e J.J. Camargo são os convidados do debate, que também contará com introdução do jornalista Gabriel Oliven.

Um dos autores brasileiros mais lidos no exterior, Moacyr Scliar escreveu mais de 80 livros, sendo 21 dedicados à área médica, entre eles, “Saturno nos Trópicos”, “A Paixão Transformada” e “Sonhos Tropicais”, além de três títulos em homenagem a Oswaldo Cruz, médico que Scliar admirava e frequentemente reverenciava em seus trabalhos. Os primeiros textos médicos foram publicados ainda nos tempos de estudante, entre o final dos anos 1950 e o início dos anos 1960, quando cursava medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e colaborava com “O Bisturi”, o jornal do Centro Acadêmico Sarmento Leite.

Dos movimentos pela reforma universitária e pela conclusão das obras do Hospital de Clínicas ao doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública, Moacyr viajou para países como Japão, Estados Unidos e Israel com o objetivo de estudar, vivenciar e palestrar sobre saúde pública e epidemiologia. No Rio Grande do Sul, esteve junto de incontáveis pacientes no Sanatório Partenon, na Santa Casa de Porto Alegre, na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, no Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU) e no Lar dos Velhos da Comunidade Judaica.

Outro ponto marcante da carreira foi em 1964, quando recebeu o convite para ministrar a disciplina de Medicina Interna da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, assumindo também a chefia do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde. Para J.J. Camargo, Scliar era “profundamente preocupado com a saúde pública e com importantes contribuições neste campo, emprestando-lhe inteligência, dedicação e entusiasmo, virtudes reconhecidas por seus parceiros de trabalho”.

“Scliar: o médico, o escritor e o humanista” é o segundo encontro virtual em homenagem a Moacyr, sucedendo o debate sobre os 40 anos de lançamento de “O Centauro no Jardim”, realizado em outubro do ano passado e que já contabiliza mais de 3.700 visualizações no Facebook.

SERVIÇO

Bate-papo online em homenagem à carreira médica de Moacyr Scliar
Com Flávio Kanter, Germano Bonow e J.J Camargo
Mediação de Túlio Milman e introdução de Gabriel Oliven
Dia 23 de março, a partir das 20h
Transmissão ao vivo no Facebook oficial dedicado à vida de Moacyr Scliar:
https://www.facebook.com/MoacyrScliarOficial