Notícias
8 de novembro de 2017
Mais de 100 alunos da rede estadual de ensino participam de concurso em homenagem à obra de Moacyr Scliar

Realizado pela Secretaria de Estado de Educação, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, concurso “Moacyr Scliar: O Mestre das Palavras” revelará seus vencedores no dia 13 de novembro.

 

Mais de 100 alunos da rede estadual de ensino toparam um desafio de gente grande: reimaginar a obra de Moacyr Scliar, um dos escritores gaúchos mais queridos de todos os tempos. No concurso “Moacyr Scliar: O Mestre das Palavras”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, os estudantes tinham como objetivo escolher um conto de Scliar, reproduzir o primeiro parágrafo e, a partir daí, munidos apenas da imaginação, criar uma história inteiramente nova em uma redação estruturada entre 20 e 50 linhas.

O concurso acontece em um momento emblemático, já que, em 2017, são comemoradas os 80 anos de nascimento do escritor gaúcho, falecido em 2011 e um dos autores brasileiros mais lidos no exterior. “É uma bela iniciativa que não só coloca a literatura de Moacyr no imaginário de diferentes gerações em diversos pontos do Rio Grande do Sul como também mantém viva a sua obra tão múltipla e prolífera”, comenta Judith Scliar, viúva do escritor.

Três das mais de 100 redações inscritas serão premiadas em uma cerimônia marcada para às 10h do dia 13 de novembro no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul. Cada vencedor receberá um leitor de livro digital (E-reader) da Amazon – o modelo é o Kindle Paper White, com wifi, iluminação embutida e tela de seis polegadas. O prêmio é oferecido por Judith Scliar, também coordenadora do projeto Moacyr Scliar – 80 anos, que vem celebrando o aniversário do autor ao longo deste ano.

Os vencedores são escolhidos por uma banca examinadora formada por: Ana Paula Moraes dos Passos, professora da rede estadual; Cristian Rasche, professor da rede estadual; Janaina Rodrigues Macedo, coordenadora estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro; Maria do Carmo Mizetti, coordenadora do Sebe/Seduc e Sonia Lopes dos Santos, coordenadora da Divisão de Diversidade e Direitos Humanos da Seduc.

 

SERVIÇO

Premiação do concurso “Moacyr Scliar: O Mestre das Palavras”

Dia 13 de novembro, segunda-feira, às 10h

No auditório do Memorial do Rio Grande do Sul

Rua 7 de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Porto Alegre

Entrada Franca

 

Pauta – Conexão e Conteúdo | (51) 3333-5756 | www.pautaassessoria.com.br

Vera Carneiro | vera@pautaassessoria.com.br

Atendimento: Matheus Pannebecker | matheus@pautaassessoria.com.br