Notícias
10 de outubro de 2020
“O Centauro no Jardim” comemora 40 anos de lançamento com debate online sobre o legado da obra

Um dos títulos mais importantes da vasta carreira literária de Moacyr Scliar (1937-2011), “O Centauro no Jardim” completa 40 anos de lançamento neste mês de outubro. Para celebrar o marco, um quarteto de amigos, colegas e admiradores de Scliar se reunirá de forma online para debater o legado desse clássico que já foi considerado pelo National Yiddish Book Center, dos Estados Unidos, um dos cem melhores livros de temática judaica dos últimos 200 anos.

Com participação da escritora Cíntia Moscovich, do professor Sergius Gonzaga e dos jornalistas Cláudia Laitano e Túlio Milman, o encontro acontece no dia 21 de outubro, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pela página oficial dedicada a Moacyr Scliar no Facebook. Outros conteúdos e depoimentos sobre o livro também estarão disponíveis na rede social ao longo do mês, tudo sob a coordenação de Judith Scliar, que foi casada com Moacyr de 1965 até a morte do escritor em 2011.

Logo após ser lançado em outubro de 1980, “O Centauro no Jardim” já foi considerado um grande acontecimento na carreira de Scliar, recebendo, inclusive, o prestigiado prêmio de melhor romance pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Ao longo dos anos, também já foi leitura obrigatória do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e se tornou um dos livros mais populares do escritor no exterior, com traduções para países como Alemanha, Rússia, Suécia, Itália e Holanda.

“Acompanhei muito de perto a carreira literária do Moacyr e tive a honra de ser sempre a primeira leitora de seus trabalhos. Esse é um livro pelo qual ele tinha muito carinho, e realmente acho que Moacyr se tornou um escritor ainda maior com ele. Para mim, na época, a primeira leitura foi um verdadeiro impacto, e poder celebrar os 40 anos dessa obra tão importante, transmitindo esse debate sobre o livro para todo o Brasil, é motivo de muita alegria”, comenta Judith.

Situado no interior do Rio Grande do Sul, “O Centauro no Jardim” acompanha o nascimento de um centauro, ser metade homem e metade cavalo, no círculo da pacata família Tratskovsky. Seu nome é Guedali, quarto filho de um casal de imigrantes judeus russos. A partir desse evento fantástico, Scliar constrói um romance que se situa entre a fábula e o realismo, evidenciando a dualidade da vida em sociedade, com um personagem que cresce solitário e excluído da sociedade.
Mais informações sobre a obra e o escritor podem ser encontradas no site www.moacyrscliar.com.

SERVIÇO
Bate-papo online em homenagem aos 40 anos de “O Centauro no Jardim”
Com Cíntia Moscovich, Cláudia Laitano, Sergius Gonzaga e Túlio Milman
Dia 21 de outubro, a partir das 20h
Transmissão ao vivo no Facebook oficial dedicado à vida de Moacyr Scliar:
https://www.facebook.com/MoacyrScliarOficial