Notícias
25 de abril de 2018
Obras de Moacyr Scliar são tema de mesa redonda com entrada franca em Porto Alegre

A obra do escritor gaúcho Moacyr Scliar será novamente celebrada em Porto Alegre com um encontro que reunirá, no dia 10 de maio, das 19h30 às 21h, personalidades da área cultural, literária e acadêmica na Livraria Cultura, do shopping Bourbon Country. O motivo é especial: o relançamento dos livros “Histórias que os Jornais Não Contam” e “Uma Autobiografia Literária: o texto, ou: a vida”.

No encontro, o público participará de uma mesa redonda com entrada franca, reunindo a escritora Cíntia Moscovich, o cineasta Carlos Gerbase e o professor Sergius Gonzaga. Eles compartilharão as suas lembranças e impressões acerca dos dois livros relançados pela editora L&PM e do legado do escritor gaúcho, falecido em 2011. O debate do trio será mediado pela jornalista e escritora Paula Taitelbaum.

Para Judith Scliar, idealizadora do evento, a mesa redonda será de alto nível: “São quatro nomes que conhecem profundamente a carreira do Moacyr e que, a partir desses dois livros selecionados, revisitam a influência da carreira literária de um escritor escritor de mão cheia, cujas palavras sempre farão falta”.

SERVIÇO
Mesa redonda sobre Moacyr Scliar, com o relançamento dos livros “Histórias que os Jornais Não Contam” e “Uma Autobiografia Literária: o texto, ou: a vida”
Na Livraria Cultura (Avenida Túlio de Rose, 80)
Dia 10 de maio, das 19h30 às 21h
Entrada franca, sujeito a lotação do auditório

SOBRE OS LIVROS

“Histórias que os Jornais Não Contam”: em suas crônicas semanais na Folha de S. Paulo, Moacyr Scliar mostrava o lado fantástico da vida real, criando histórias ficcionais inspiradas em notícias do jornal. “Histórias que os jornais não contam” reúne 54 dessas crônicas, em que o autor consegue transformar, com leveza e humor, o mais cotidiano dos fatos em literatura da melhor qualidade, do bom comportamento em viagens de avião à cebola anti-lágrimas, da corrupção em Brasília a macacos pintores.

“Uma Autobiografia Literária: o texto, ou: a vida”: esta obra mistura autobiografia – a opção paralela pela medicina, o acidente de carro que quase o matou – com uma antologia de seus grandes momentos – seja como romancista, contista ou cronista. A obra ainda apresenta textos raros, alguns escritos ainda na adolescência de Scliar – um dos mais prestigiados escritores brasileiros contemporâneos.