Notícias
15 de agosto de 2018
Scliar Lido Por Amigos | Carlos Gerbase lê trecho de “A Guerra no Bom Fim”

O jornalista e cineasta Carlos Gerbase assinou, em 2004, a curadoria da exposição “Moacyr Scliar – O Centauro do Bom Fim”, onde, entre tantas lembranças e obras do escritor, mostrou parte da paixão de Scliar pela cidade de Porto Alegre e por seu querido bairro Bom Fim, retratados também no livro “A Guerra no Bom Fim”. E foi justamente um trecho desse livro que Gerbase escolheu para a série “Scliar Lido Por Amigos”. Não deixem de acompanhar a página para conhecer os próximos convidados!

*****

SOBRE “A GUERRA NO BOM FIM”: Lançado originalmente em 1972, em plena ditadura militar, é o primeiro romance de Moacyr Scliar e também um romance de formação. Como outros livros de sua geração, testemunha a necessidade dos escritores brasileiros contemporâneos de lançar novas luzes sobre o passado e a identidade nacional. Joel é o protagonista desta novela que mistura realismo e fantasia. Ele relembra seus tempos de menino judeu, quando vivia com a família na Porto Alegre dos anos 1940, em pleno bairro Bom Fim, o coração judaico da capital gaúcha.

SOBRE CARLOS GERBASE: Começou sua carreira audiovisual aos 20 anos e já roteirizou e dirigiu 18 filmes, entre eles os longas “Inverno”, “Verdes Anos”, “Tolerância”, “Sal de Prata”, “Menos Que Nada”, “3 Efes” e “Bio”. Seu curta “Deus Ex-Machina” recebeu nove prêmios no Festival de Cinema de Gramado de 1995. Participou como roteirista de minisséries de televisão como “Memorial de Maria Moura”, “Engraçadinha”, “Comédias da Vida Privada”, “Luna Caliente” e “X-Coração”.