Notícias
17 de outubro de 2017
Trajetória de Moacyr Scliar como médico sanitarista é celebrada na exposição “Eu Vos Abraço, Milhões”

Mostra será inaugurada dia 18 de outubro no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e faz parte das comemorações dos 80 anos de nascimento do célebre escritor gaúcho.

 

Explorando as diferentes facetas de um dos escritores brasileiros mais lidos internacionalmente, segundo pesquisa realizada pelo Itaú Cultural, o projeto Moacyr Scliar – 80 Anos não poderia deixar de fora das festividades de oito décadas de nascimento do escritor a sua extensa e relevante contribuição como médico sanitarista. E é celebrando esse importante legado que a exposição “Moacyr Scliar: Eu Vos Abraço, Milhões” inaugura dia 18 de outubro, às 20h30, na Sala de Múltiplos Usos, do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, data em que também se comemora o dia do Médico.

Reunindo aproximadamente 40 fotos que registram a trajetória de Moacyr Scliar em sua atuação sanitarista, seja como médico, professor universitário e escritor (são mais de 20 obras médicas lançadas pelo gaúcho ao longo da carreira), a exposição, por outro lado, foi pensada para não segmentar seu público-alvo. “Estamos falando de um profissional com uma visão muito múltipla da vida, do trabalho e da sociedade. A exposição, claro, lança um olhar para sua trajetória como médico sanitarista, mas o que também encontramos nela é um registro que não pode ser desvinculado de sua vida como escritor”, conta Amanda Eltz, que assina a curadoria ao lado de Kimberly Terrany.

O título “Eu Vos Abraço, Milhões” remete à ideia de sonhos aparentemente impossíveis, como “abraçar milhões”, mas que acabam acontecendo através de lutas e ações cotidianas, capazes de transformar vidas. Foi o que Scliar fez também na saúde pública, onde promoveu ações tanto de prevenção epidemio patológica, como de proteção, promoção e restauração sanitária. Todo o seu conhecimento foi passado para diversas gerações também no ambiente acadêmico, onde Scliar atuou como professor do curso de medicina da UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Para contar toda essa história, a exposição reúne, além das fotos do arquivo pessoal da família Scliar e da própria Santa Casa, conteúdos produzidos especialmente para a mostra, como charges assinadas pela ilustradora Simone Miranda e um minidocumentário com depoimentos de amigos, admiradores e colegas de Moacyr acerca de sua carreira como médico sanitarista e escritor. “Eu Vos Abraço, Milhões” reúne ainda documentos que registram seu trabalho em instituições como o Sanatório Partenon, entre 1961 e 1968.

Antes da abertura da exposição, será realizado, no Teatro do CHC Santa Casa, às 19h, o painel “A Face Médica de Moacyr Scliar”, que refletirá sobre o trabalho e a influência do escritor em mais de 20 obras publicadas na área médica. Participam do encontro o Dr. J. J. Camargo, Dr. Germano Bonow, Dr. Waldomiro Manfroi e Dr. Blau Fabrício de Souza. A entrada é franca.

 

Moacyr Scliar, o médico

Estudar Medicina, segundo Scliar, muda as pessoas. E a Literatura, por sua vez, auxilia o profissional da Medicina a ter mais sensibilidade e a entender melhor o paciente. Formou- se em 1962 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez residência em Medicina Interna, trabalhou em hospital para tuberculosos, especializou-se no Rio de Janeiro e trabalhou na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul por toda a vida profissional. Tornou-se especialista em Saúde Pública, doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública, consultor do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde e professor de Medicina em Porto Alegre (Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas). Dentre as obras literárias de Scliar que se destacam na vertente médica estão “Do mágico ao social: a trajetória da Saúde Pública” (1987), “A Face oculta: inusitadas e reveladoras histórias da Medicina” (2001), “Oswaldo Cruz & Carlos Chagas: o nascimento da ciência no Brasil” (2003), “O olhar médico: crônicas de medicina e saúde” (2005), “Meu filho, o doutor: medicina e judaísmo na história, na literatura – e no humor” (2001), “A paixão transformada: história da medicina na literatura” (1996), “A linguagem médica” (2002), “O livro da Medicina” (2000) e “Saturno nos trópicos: a melancolia européia chega ao Brasil” (2003).

 

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO: MOACYR SCLIAR – “EU VOS ABRAÇO, MILHÕES”

A vivência e a trajetória do escritor Moacyr Scliar como médico sanitarista

Abertura dia 18 de outubro, quarta-feira, às 20h30. Encerramento: 11 de fevereiro de 2018.

Sala de Múltiplos Usos – Centro Histórico-Cultural Santa Cassa – (Av. Independência, 75)

Entrada franca

 

PAINEL: “A FACE MÉDICA DE MOACYR SCLIAR”

O trabalho e a influência do escritor Moacyr Scliar em mais de 20 obras publicadas na área médica

Dia 18 de outubro, quarta-feira, às 19h

Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75)

Entrada franca

 

PATROCÍNIO:

 


Pauta – Conexão e Conteúdo | (51) 3333-5756 | www.pautaassessoria.com.br

Vera Carneiro | vera@pautaassessoria.com.br

Atendimento: Matheus Pannebecker | matheus@pautaassessoria.com.br