Notícias
8 de junho de 2018
Trecho da orla do Guaíba agora recebe o nome de Moacyr Scliar

Fotos de Tonico Alvares/CMPA

Em ato na manhã da última quinta-feira, 7 de junho, no Atracadouro de Turismo Náutico, o trecho da orla do Guaíba entre a Usina do Gasômetro e o Anfiteatro Pôr-do-Sol foi batizado de Orla Moacyr Scliar, em homenagem ao médico e escritor porto-alegrense. O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (MDB), autor da iniciativa, promulgou a Lei 12.402, de 23 de abril de 2018, aprovada pelo Legislativo.

Ao entregar à esposa do escritor, Judith Scliar, um protótipo da placa que será instalada, Nagelstein destacou que “nosso médico e escritor notável agora empresta seu nome, para sempre, à cidade que ele amou”. “Tolstoi disse que quem pinta as cores de sua aldeia pinta o mundo, e Scliar fez isso. Ele imortalizou Porto Alegre, falando sobre o Bom Fim, e sobre o povo judaico. Assim, nada mais justo que o nosso imortal da Academia Brasileira de Letras seja também imortalizado em Porto Alegre, neste espaço de deleite, convivência e prazer.”

Judith afirmou ser uma honra ter o trecho da orla com o nome de Scliar, local que ele também costumava frequentar, além do Bom Fim. “Recebemos esta homenagem com muita alegria e acho que ele ficaria muito feliz, porque ele sempre foi apaixonado por Porto Alegre”, destacou.

Também participaram do ato o presidente da Federação Israelita, Zalmir Chwartzmann, e familiares de Scliar: Marili Scliar (irmã), Miguel Oliven (cunhado) e Jacobo Buchalter (cunhado).

Texto: Cibele Carneiro/CMPA (reg. prof. 11.977)
Edição: Marco Aurélio Marocco/CMPA (reg. prof. 6062)