Notícias
4 de novembro de 2018
Scliar Lido Por Amigos | Claudio Levitan lê trecho de “O Centauro no Jardim”

São muitos os amigos e os admiradores da obra de Moacyr Scliar que têm carinhosamente participado da nossa série Scliar Lido Por Amigos. Hoje, mais um se soma à lista: o músico e escritor Cláudio Levitan, que, entre tantas obras que costuma revisitar na carreira da Scliar, escolheu o clássico “O Centauro no Jardim” para ilustrar sua participação. Valeu, Cláudio!

*****

SOBRE “O CENTAURO NO JARDIM”: Lançada em 1980, é uma das obras mais célebres obras de Moacyr Scliar. O livro acompanha a pacata família Tratskovsky, no interior do Rio Grande do Sul, onde nasce um centauro: um ser metade homem, metade cavalo. Seu nome é Guedali, quarto filho de um casal de imigrantes judeus russos. A partir desse evento fantástico, Moacyr Scliar constrói um romance que se situa entre a fábula e o realismo, evidenciando as dualidades da vida em sociedade.

SOBRE CLÁUDIO LEVITAN: Além de arquiteto, é músico (violão e banjo-bandolim) e escritor, especialmente de literatura infantil e infanto-juvenil, atuando também no teatro e nas artes gráficas. É autor de espetáculos infantis como “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas”. Escreveu, entre outros títulos, “O Porão Misterioso”, que recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil. Transformou em HQ o livro-poema “Pé de Pilão”, de Mario Quintana, e gravou CDs como “O Primeiro Disco”, “Minha Longa Milonga” e “Opereta Pé de Pilão”.