#Scliar80anos

Moacyr Scliar é eterno. Para celebrar os 80 anos de nascimento de um dos mais queridos e consagrados escritores de nosso país, falecido em 2011, este será um ano repleto de homenagens. Nosso Escritor do Bom Fim, apelidado na infância como Mico e depois como Dr. Mico, será lembrado com uma programação especial.

A agenda de eventos teve início em março (mês de seu aniversário) e se estenderá até dezembro. Alguns eventos já estão confirmados, outros a confirmar e outros surgem como sugestões de entidades e instituições.

 

PROGRAMAÇÃO 80 ANOS SCLIAR

22 de março às 11h
Homenagem UFRGS – Hospital de Clínicas

Scliar formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1962 e participou ativamente do movimento pela conclusão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Na cerimônia de formatura, como orador da turma, começa seu discurso, um dos mais emocionantes textos de sua vida profissional, citando Ferreira Gullar: “Morrem quatro por minuto nesta América Latina…” e conclui exortando os colegas a uma exercer uma medicina transformadora.

Local: Hospital de Clínicas de Porto Alegre


 

23 de março às 19h30
Lançamento do Livro de Crônicas A Nossa Frágil Condição Humana, publicado pela Companhia das Letras

A abertura contará com a jornalista Claudia Laitano e leitura de duas crônicas pela atriz Mirna Spritzer. Haverá ainda mesa redonda com a participação de Regina Zilberman (doutora em Romanística pela Universidade de Heidelberg, Alemanha, e professora adjunta do Instituto de Letras da UFRGS, especialista na literatura de Scliar) sobre a temática judaica na literatura de Scliar. Os livros estarão à venda no local. Evento organizado por Max Santos, Companhia das Letras.

Local: Livraria Cultura (Bourbon Country – Av. Túlio de Rose 80, loja 302)


 

30 de março às 9h
Homenagem USP

Simpósio na USP em São Paulo, coordenado pela professora Berta Waldman, com a presença de Judith Scliar e corpo docente do Departamento de Letras.

Local: USP – Prédio do curso de Letras – Sala 266 – São Paulo


 

18 de abril às 9h
Lançamento do Concurso Literário 80 Anos Scliar

Organizado pelo SEBE – Sistema Educacional de Bibliotecas Estaduais e pela produção 80 Anos Scliar, o Concurso abrangerá alunos dos 3 anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual. O lançamento ocorrerá no Dia do Livro, com abertura do Seminário da Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura para professores da rede estadual.

Local: Auditório do CAFF  – Centro Administrativo Fernando Ferrari
(Av. Borges de Medeiros, 1501)


 

18 de abril às 19h
Eu Leio Scliar

Evento realizado pelo IEL (Instituto Estadual do Livro), onde vários escritores lerão e comentarão trechos de livros de Moacyr Scliar. Entrada franca. Confira em: www.facebook.com/ProjetoEuLeio/

Local: Sala da Música – Multipalco Theatro São Pedro


 

11 de março às 19h30
Lançamento do Livro A Nossa Frágil Condição Humana

Mesa redonda composta pelo jornalista Sérgio D’Ávila, da Folha de São Paulo, dos professores Berta Waldman e Saul Kirschbaum da USP. Leitura de crônicas com Ilana Kaplan.

Local: Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731 – São Paulo)


 

26 de maio às 19h30
Scliar a Quatro Vozes

Mesa redonda com os escritores Ignácio de Loyola Brandão, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura e Antônio Torres sobre os anos da ditadura e o desafio de escrever neste período, além de comentários sobre a obra de Scliar. O local será ambientado com painéis de fotos de Moacyr Scliar e apresentação do documentário Caminhos de Scliar, realizado pela diretora Claudia Dreyer para a exposição Moacyr Scliar O Centauro do Bom Fim (Santander Cultural, 2014). Apoio de Sheraton Hotéis e IdeaCaffé. Será servida uma degustação de cafés pela IdeaCaffé.

Local: Teatro do Centro Histórico Cultural da Santa Casa
(Av. Independência, 75 – Porto Alegre)

Ingresso:
R$ 20,00  + taxas de conveniência (antecipado em www.sympla.com.br/scliar-a-quatro-vozes__134313)
R$ 30,00 no local somente em dinheiro (disponível 1 hora antes do evento)



Mostra de Filmes 80 Anos Scliar

Exibição de filmes baseados em obras do autor. Após cada exibição teremos um debate com convidados sobre os temas propostos em cada produção.

23 de junho às 20h
Um Sonho no Caroço do Abacate (1998 )

Baseado no livro “Um Sonho no Caroço do Abacate”. Relançamento digital em 2017. O tema proposto por Um Sonho no Caroço do Abacate, de Scliar, é o preconceito e o racismo. Trata do romance de Mardoqueu Stern, jovem judeu filho de imigrantes russos que faz amizade com Carlos, jovem negro. Ele se apaixona por uma jovem negra protagonizada por Tais Araújo. No elenco, Elliott Gould e Talia Shire como pai e mãe do jovem judeu, além de Mariana Ximenes e Caco Ciocler. Este filme dirigido por Luca Amberg, atualmente residente em Los Angeles, tem nova montagem, que o diretor pretende lançar este ano no mercado norte-americano. Haverá sessão comentada pelo diretor.

Local: Cinemateca Capitólio – Porto Alegre – RS

Agosto (data a confirmar)
Sonhos Tropicais (2001, 120 minutos)

Dirigido por André Sturm, roteiro de André Sturm, Fernando Bonassi e Victor Navas. Baseado em duas obras de Moacyr Scliar, o romance “Sonhos Tropicais”, que trata da descoberta da vacina da febre amarela por Oswaldo Cruz” e “O Ciclo das Águas”, sobre o tráfico de escravas judias ocorrido no Brasil, no mesmo período de Oswaldo Cruz. O filme faz um paralelo entre essas duas obras. Tem no elenco Carolina Kasting, Bruno Giordano, Lu Grimaldi, Flávio Galvão, Ingra Liberato, José Lewgoy, Hugo Carvana e outros.

Local: Cinemateca Capitólio – Porto Alegre – RS


 

29 de junho às 19h30
Lançamento do livro A Nossa Frágil Condição Humana no Rio de Janeiro

A mesa redonda será composta pelo jornalista Edney Silvestre, do Globo News Literatura e dos acadêmicos da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon e Domício Proença Filho.

Local: Midrash – Espaço Cultural do Rabino Bonder – Rio de Janeiro


 

Setembro (a confirmar data)
Relançamento do Livro Humor Judaico pela Cia das Letras

Debate sobre o papel do humor na literatura judaica com Abrão Slavutsky, Leniza Kautz Menda e Cintia Moscovich Stand Up comedy com encenação de algumas das piadas no livro, com Marcos Rovinsky, Alexandre Shapiro, Jairo Trombka.

Local: Livraria Cultura – Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80 – loja 302)


 

16 de outubro a 30 de dezembro
Exposição Scliar – A medicina e o escritor

Durante a semana de aniversário da Santa Casa de Porto Alegre, estará em exibição no Centro Histórico Cultural da Santa Casa, esta exposição mostrando um lado pouco conhecido de Moacyr Scliar: sua vivencia na medicina dedicada à saúde pública. A trajetória de Moacyr Scliar na medicina e sua significativa contribuição para a área da saúde pública com sua passagem pela Enfermaria 29 da Santa Casa, pelo Sanatório Partenon e como membro da equipe da Unidade Sanitária São José do Murialdo, junto com os colegas C.H. Tigre e A. Fishmann, equipe que marcou época na história da saúde pública no estado e no país. A trajetória de Scliar como médico sanitarista e sua importante contribuição, além de uma grande produção literária com tema na área médica, são ainda desconhecidas do grande público. Por este motivo merecem destaque na programação.

Local: Sala de Exposições Centro Histórico Cultural da Santa Casa


 

18 de outubro às 19h
Mesa redonda sobre a obra literária médica de Moacyr + abertura da exposição “Moacyr Scliar: Eu Vos Abraço, Milhões”

Onde e quando? 19h, na Santa Casa: auditório Pereira Filho + 20h30, na Sala de Exposições Centro Histórico Cultural da Santa Casa

Informações: Mesa redonda com dr. José Camargo, dr. Germano Bonow, dr. Waldomiro Manfroi e dr. Blau Fabricio de Souza


 

24 de outubro às 17h
Palestra de Gabriel Oliven sobre a obra médica de Moacyr Scliar

Onde e quando? 17h, na Academia Brasileira de Letras – Rio de Janeiro


 

26 de outubro às 20h
Apresentação do Grupo Kadima – Espetáculo: AHAVÁ Além das Palavras

Onde e quando? 20h, no Teatro do Centro Histórico Cultural da Santa Casa
Informações: AHAVÁ retrata, através da dança judaica, as diferentes formas de amor: o amor ao próximo, o amor pela terra e pelas tradições, o amor próprio, o romântico, eterno e incondicional, os amores de todas as cores e formatos. O espetáculo expressa estes sentimentos por meio da cultura, tradições judaicas e alegria. Ao todo são sete coreografias que ilustram com emoção as diferentes facetas do amor, utilizando uma variedade de estilos, figurinos e ritmos, em uma composição empolgante e surpreendente. O Grupo Kadima é formado por 45 bailarinos, com idades entre 17 e 35 anos e a direção coreográfica e artística do Grupo é realizada por Amanda Mattos e Lucas Schwetz.


 

9 de novembro às 9h
Inauguração do auditório Moacyr Scliar

Onde e quando? 9h, na UFCSPA


 

13 de novembro (horário a confirmar)
Apresentação do vencedor do Concurso Literário Moacyr Scliar

Onde e quando? Horário a confirmar, no MARGS


 

21 de novembro às 19h30
Relançamento do livro “Do Éden ao Divã – Humor Judaico”

Onde e quando? 19h30, na Livraria Cultura – Shopping Bourbon Country


 

22 de novembro (horário a confirmar)
Homenagem da Federação Israelita do Rio Grande do Sul

Onde e quando? Federação Israelita do Rio Grande do Sul