Homenagens
21 de março de 2011

Fischer e Slavutzky encerram seminário sobre Scliar

O legado literário de Moacyr Scliar, escritor gaúcho falecido recentemente e homenageado na 52ª Semana de Porto Alegre, foi o tema do encontro que encerra o Seminário sobre o escritor, realizado no Teatro Renascença. Os palestrantes foram Luís Augusto Fischer e Abrão Slavutzky. A programação integrou as comemorações dos 239 anos da Capital. Trata-se de um dos maiores encontros já dedicado à obra de Scliar na Capital, onde se consagrou como um dos mais reconhecidos e admirados escritores do país.

Na segunda, 21, foi aberto pelo prefeito José Fortunati o seminário “Moacyr Scliar – A obra”. O prefeito falou da justa homenagem ao escritor nos 239 anos da cidade. “Nas suas obras, Scliar mostrou o seu amor e a forte relação com nossa cidade”, enfatizou.  No dia 22, o seminário contou com a participação do Secretário de Cultura de Porto Alegre Sergius Gonzaga e Maria da Glória Bordini, falando sobre os contos de Moacyr Scliar.

O escritor homenageado – Moacyr Jaime Scliar nasceu no bairro Bom Fim em 23 de março de 1937, filho de José e Sara Scliar. Cresceu, viveu e construiu sua carreira de médico e escritor em Porto Alegre. Aqui casou-se com Judith e aqui nasceu Beto, o filho do casal.

A vocação para a Medicina foi direcionada para a saúde pública como médico sanitarista. A de escritor produziu uma extensa e consagrada obra, reunindo mais de 70 romances, crônicas, contos, literatura infanto-juvenil e ensaios. Alguns de seus textos foram adaptados para o cinema, teatro e TV. É um dos escritores mais traduzidos no exterior, com obras publicadas na Inglaterra, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda, Espanha, Portugal, Rússia, entre outros países. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Scliar morreu em 27 de fevereiro, aos 73 anos. Estava internado desde 11 de janeiro para uma cirurgia de extração de tumores no intestino e sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico no dia 16 de janeiro, quando foi encaminhado à unidade intensiva.

Ao denominar de Moacyr Scliar a 52ª Semana de Porto Alegre, a prefeitura associa-se ao reconhecimento de toda a comunidade a uma personalidade que expressou na sua vida e na sua obra o amor pela cidade.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre