Notícias
16 de outubro de 2021
“A Mulher Que Escreveu a Bíblia” é o novo clássico de Moacyr Scliar a ser homenageado com bate-papo online dedicado ao escritor

Depois de contabilizar mais de seis mil visualizações nos dois bate-papos que celebraram momentos da vida literária e médica de Moacyr Scliar, a página oficial dedicada ao escritor no Facebook agora torna a iniciativa um projeto oficial: a cada semestre, convidados especiais se reunirão para relembrar e comentar virtualmente, a partir de diferentes perspectivas, o legado do autor gaúcho, que acumula mais de 80 livros publicados em mais de 20 idiomas e é um imortal da Academia Brasileira de Letras. O próximo encontro online já tem data marcada: 20 de outubro, a partir das 20h, no Facebook (@moacyrscliaroficial). Posteriormente, o bate-papo também estará disponível no canal oficial em homenagem a Scliar no YouTube.

Mais uma vez sob a coordenação de Judith Scliar, esposa de Moacyr durante 45 anos até o seu falecimento em 2011, o encontro da vez se debruçará sobre o romance “A Mulher Que Escreveu a Bíblia”, lançado originalmente em 1999 e premiado com o prestigiado Prêmio Jabuti de melhor romance em 2000. Participam do bate-papo a atriz Inez Viana, os escritores Antônio Torres e Ignácio de Loyola Brandão. A mediação é do jornalista Túlio Milman, com introdução da escritora Cíntia Moscovich. Com uma narrativa maliciosa que alterna a dicção bíblica com o baixo calão, o livro traz o relato fictício sobre uma mulher anônima que, há três mil anos, torna-se autora da primeira versão da Bíblia, ajudada por um ex-historiador que se converteu em “terapeuta de vidas passadas”.

O romance se tornou tão popular ao longo dos anos que, em 2007, foi adaptado como monólogo para o teatro por Thereza Falcão, escritora e roteirista com quase 30 trabalhos entre novelas e espetáculos no currículo. Quem deu vida à protagonista e a outros personagens vistos em cena foi a atriz Inez Viana, que, cinco anos antes da peça, havia interpretado a cantora Elis Regina no espetáculo “Elis – Estrela do Brasil”. Dirigida pelo gaúcho Guilherme Piva, a versão teatral do romance de Scliar foi sucesso absoluto de crítica e público, sendo consagrado como um dos 10 melhores espetáculos de 2007 segundo o jornal O Globo e indicado a diversos prêmios, como o da APTR, onde Inez foi indicada por seu desempenho.

Mais informações sobre “A Mulher Que Escreveu a Bíblia, sua adaptação para o teatro e outras informações sobre a vida e obra de Moacyr Scliar podem ser encontrados no site www.moacyrscliar.com.

SERVIÇO
Bate-papo online sobre “A Mulher Que Escreveu a Bíblia”, de Moacyr Scliar
Com Antonio Torres, Ignácio de Loyola Brandão e Inez Viana
Mediação de Túlio Milman e introdução de Cintia Moscovich
Dia 20 de outubro, às 20h, no Facebook (@moacyrscliaroficial)