Notícias
10 de setembro de 2014
Exposição em homenagem a Moacyr Scliar será aberta em Porto Alegre

Mostra receberá visitantes de 17 de setembro a 16 de novembro

por Alexandre Lucchese

16859296

A memória do escritor Moacyr Scliar (1937 – 2011) ficará ainda mais viva em Porto Alegre a partir da próxima semana. No dia 17 de setembro, será aberta ao público a mostra Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim, que apresenta a vida e a obra do escritor gaúcho em uma área de 900 metros quadrados no Santander Cultural. A visitação poderá ser feita até 16 de novembro.

Repleta de recursos audiovisuais, fotografias e réplicas de objetos, a exposição começou a ser planejada em março do ano passado e custou cerca de R$ 1,5 milhão. O projeto foi idealizado por Judith Scliar, viúva do escritor, e seu irmão Gabriel Oliven.

– Para mim, é sempre sofrido olhar para o passado. A busca por material fotográfico para a mostra mexeu muito comigo. Mas o Moacyr merecia essa exposição, é uma homenagem que nossa família queria muito fazer – conta Judith, que foi casada com Scliar por 45 anos.

Com curadoria de Carlos Gerbase, a exposição é dividida em 10 ambientes, que contam a história do escritor a partir da vinda de sua família para o Brasil – o pai de Scliar, de origem russa, chegou a Porto Alegre no início do século 20, com sete anos. A infância no tradicional bairro Bom Fim, a carreira médica e – é claro – os livros e personagens do autor são alguns dos destaques da trajetória.

Vídeos e áudios feitos especialmente para a mostra serão projetados em diferentes pontos e também estarão em tablets à disposição dos visitantes. Além disso, o espaço contará com jogos de perguntas sobre as criações de Scliar em uma mesa interativa.

– Buscamos aliar literatura com tecnologia para dar conta de uma obra tão extensa como a do homenageado – explica a produtora Luciana Tomasi.

Mas os tradicionais livros de papel, suporte no qual a obra do escritor ficou conhecida, também estarão presentes: uma biblioteca contará com os principais títulos de Scliar e espaço para leitura em pufes.

Novidades nas livrarias

A exposição no Santander Cultural deve incentivar novos e velhos leitores a se debruçarem sobre a obra de Moacyr Scliar. É com essa expectativa que as editoras L&PM e a Edelbra destacam lançamentos a partir da próxima semana:

– A L&PM está preparando reedições de luxo com capa dura e nova identidade visual de A Guerra no Bom FimMax e os Felinos e O Exército de um Homem Só. As capas são do artista gráfico Edgar Vasques.

– A Edelbra lançará a compilação A Banda na Garagem, com crônicas publicadas entre 2008 e 2010 no jornal Folha de S. Paulo. A organização é da professora Regina Zilberman.

Fonte: Segundo Caderno ZH