Notícias
13 de julho de 2023
Jornalistas assinam livro de entrevistas póstumas com personagens da imprensa gaúcha

Obra idealizada por membros e pela direção da ARI tem previsão de lançamento para a Feira do Livro de Porto Alegre

Um grupo de 14 jornalistas assina um livro de entrevistas póstumas com personagens que fizeram história na imprensa gaúcha, como Barbosa Lessa, Caio Fernando Abreu, Erico Verissimo e Mário Quintana. Idealizada por membros e pela direção da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a obra, que está em fase de edição, tem previsão de lançamento para a Feira do Livro de Porto Alegre, que neste ano acontece de 27 de outubro a 15 de novembro.

Cláudia Coutinho, editora do livro, que ainda não recebeu um título, conversou com a reportagem de Coletiva.net. De acordo com ela, a ideia é que, a partir do legado deixado pelos homenageados, seja em livros ou entrevistas, os autores selecionem falas de destaque e criem perguntas para elas. “É uma obra coletiva e tem sido muito gratificante fazer esse trabalho”, disse. Segundo a jornalista, a etapa de produção dos textos está “praticamente finalizada” e agora deve começar o processo de projeto gráfico.

Nilson Souza, um dos idealizadores da obra, explicou para a reportagem do portal, que o livro foi inspirado em um trabalho realizado em 2021, também por meio da ARI. Naquela ocasião, em alusão ao cinquentenário da morte de Aparício Torelly, auto-intitulado Barão de Itararé, foi produzida uma entrevista coletiva póstuma como homenagem ao jornalista e humorista. “Propomos a 50 profissionais do Estado que fizessem, cada um, uma pergunta para o Barão e que ela se encaixasse em uma das ‘respostas’ já selecionadas”, detalhou. À época, a produção também foi publicada no Jornal do Comércio em três páginas.

Ainda segundo Nilson, a expectativa é que a iniciativa resulte em uma “homenagem que seja uma digna para talentos do Jornalismo e da Literatura no Estado”. Já para Cláudia, o livro traz dois aspectos de destaque. O primeiro é o fato de ele reunir percepções de diferentes momentos da história gaúcha e brasileira, o que permite se ter “uma visão global de tudo o que estamos vivendo atualmente”. Também para ela, a importância da produção se dá por apresentar aos mais jovens a história de grandes personagens.

Previsto para ser lançado durante a Feira do Livro, como uma das atrações da ARI para o evento, o título tem assinatura gráfica de Luiz Adolfo Lino e ilustrações de Carlos Schroeder. Além disso, a obra recebe prefácio de Luís Augusto Fischer e conta com a supervisão do presidente da entidade, José Nunes.

Entrevistadores

Assinam a obra, como entrevistadores, Antonio Czamanski, Antônio Goulart, Flávia Cunha, Flávio Dutra, José Alberto Andrade, Jurema Josefa, Magali Schmitt, Marco Antônio Villalobos, Nilson Souza, Patrícia Lima, Tatiana Gomes, Thamara Pereira e Vera Guimarães. Já entre os homenageados estão: Aparício Torelly – Barão de Itararé, Augusto Meyer, Barbosa Lessa, Caio Fernando Abreu, Carlos Nobre, Erico Verissimo, Jayme Caetano Braun, Josué Guimarães, Lara de Lemos, Lya Luft, Mario Quintana, Moacyr Scliar, Paulo Sant’Ana, Sergio Jockymann e Simões Lopes Neto.

Publicado em: Coletiva.net