Notícias
21 de março de 2016
Moacyr Scliar, nós te abraçamos, milhões

Belíssimo texto escrito pela amiga Leniza Kautz Menda, poucos dias após o falecimento do Moacyr Scliar. O texto faz alusão ao último livro de Moacyr: EU VOS ABRAÇO, MILHÕES.

MOACYR SCLIAR, NÓS TE ABRAÇAMOS, MILHÕES

Moacyr, nós te abraçamos por teres sido o grande escritor que foste, um contador de histórias muito criativo, inspirado desde a mais tenra infância pelo amor aos livros e pelo incentivo de tua mãe, dona Sara.

Moacyr, nós te abraçamos por teres sido um escritor tão prolífico, por teres abordado os mais diferentes gêneros literários, desde romances, contos, ensaios, ficção infanto-juvenil e textos para a imprensa.

Moacyr, nós te abraçamos por teres tido uma imaginação fértil, mesclando, em tuas obras, elementos do cotidiano com toques surrealistas e de realismo mágico.

Moacyr, nós te abraçamos por teres descortinado os principais elementos e valores da cultura judaica, a ética que permeia o judaísmo bem como a vinda dos imigrantes europeus e a difícil, mas calorosa, recepção que tiveram nesse glorioso Brasil.

Moacyr, nós te abraçamos por teres criado personagens inesquecíveis e que ficarão para sempre no imaginário popular. É impossível esquecer Mayer Guinsburg, o D.Quixote, que, mesmo lutando solitariamente e enfrentando inúmeras oposições, queria estabelecer uma colônia socialista em um bairro de Porto Alegre. Como esquecer Guedali, um misto de ser humano e centauro, um personagem que reflete a ambigüidade do ser humano, os conflitos existenciais e a dupla identidade judaica? Como esquecer a feiosa esposa do rei Salomão que, com sua cultura e sabedoria, escreveu a Bíblia?

Moacyr, nós te abraçamos por teres sido o imortal da Academia Brasileira de Letras, o médico sanitarista disposto, sempre, a contribuir, com teus artigos, para a melhoria do estado físico e emocional das pessoas.

Mas, Moacyr, nós te abraçamos, sobretudo, por teres sido um ser humano muito “mensch”, sempre solícito e cordial, sempre disponível para responder aos e-mails, elogiar a quem elogiava as tuas obras, ressaltar o carinho demonstrado a ti com agradecimentos no jornal e manifestações de apreço aos leitores, familiares e amigos.

Enfim, Moacyr, nós te abraçamos, milhões! 

Leniza Kautz Menda