Notícias
10 de setembro de 2023
“O Exército de um Homem Só” em três cenas produzidas pela Prana Filmes

Para comemorar os 50 anos de “O Exército de Um Homem Só”, também preparamos a adaptação de três passagens do livro para o formato audiovisual. A produção é da Prana Filmes, com direção e roteiro de Carlos Gerbase. Estão no elenco: Luiz Paulo Vasconcellos, Roberto Oliveira, Luciana Paz, Mirna Spritzer e Sérgio Lulkin. Abaixo, reproduzimos o depoimento de Carlos Gerbase sobre o processo criativo de adaptação das cenas, que também estão disponíveis logo após o texto.

MAIS UM PARA O EXÉRCITO DE BIROBIDJAN

Por Carlos Gerbase

“Apesar de o romance ter como título ‘O exército de um homem só’, creio que seu autor não pode se queixar do pequeno batalhão de guerrilheiros da cultura responsável pelo vídeo criado para marcar os 50 anos dessa obra tão importante na trajetória de Moacyr Scliar. Recebi, no começo do ano, um telefonema da Judith Scliar pedindo que eu pensasse num vídeo que mostrasse alguma coisa da história do Capitão Birobidjan. Logo lembrei que, na exposição de 2014 no Santander Cultural, tínhamos produzido alguns vídeos com personagens do Moacyr, e entre eles estavam Mayer (futuro fundador de Birobidjan, ainda criança) e sua mãe, interpretada por Mirna Spritzer. Pedi um tempo para reler ‘O exército de um homem só’ e pensar num roteiro para o vídeo.

A leitura foi muito divertida. Embora lembrasse bem da personalidade de Mayer, revisitar os detalhes de sua trajetória me fez rir bastante. Eu tinha, é claro, que adequar o roteiro à escala da produção: no máximo dez minutos de duração total e uma diária para gravar. Uma cena que parecia ser obrigatória, lembrada tanto pela Judith, quanto pelo Gabriel Oliven, era a do pai de Mayer fazendo uma consulta maluca com Freud no aeroporto Salgado Filho. Ao reler a sequência, concordei com eles. Era grande demais, ocupando várias páginas, mas fui sintetizando e simplificando algumas ações até chegar numa duração adequada.

O problema é que, com essas duas cenas, a primeira com Mayer criança e a segunda com o pai de Mayer, o próprio Capitão não apareceria. Decidi que era preciso um terceiro episódio, com Mayer adulto. Achei uma cena do livro em que a esposa Leia vai visitar Nova Birobidjan e encontra seu marido, quase demente e solitário, vivendo com um porco, uma cabra e uma galinha. Tinha o tamanho certo, era divertida e fazia um espelho bacana com a cena inicial, porque envolvia a submissão de Mayer a uma figura feminina (e judaica, é claro), que o força a comer. Enviei a proposta de roteiro para a Judith e o Gabriel e, depois de pequenos ajustes, estava aprovada.

Era a hora de aumentar o exército. Escalei os atores que me pareceram adequados para os personagens: Roberto Oliveira (pai de Mayer), Luiz Paulo Vasconcellos (Freud), Sérgio Lulkin (Mayer) e Luciana Paz (Leia). Enviei o roteiro e expliquei o projeto. Eles toparam na hora. Marquei um ensaio pra gente afinar o estilo de interpretação. Talvez nem precisasse. Ali sobra talento e experiência. Minha equipe foi pequena, mas muito eficiente: Alexander Desmouceaux (fotografia e edição), Cleverton Borges (som direto), Anelisa Teles (figurinos) e Baby Marques (maquiagem). No dia 14 de junho, gravamos tudo, com um fundo verde, depois ocupado por cenários virtuais.

Creio que o resultado corresponde ao que a Judith, o Gabriel e eu pensávamos desde o início. Para os leitores de Moacyr Scliar, que com certeza são também fãs do Capitão Birobidjan, reencontrar aqueles personagens, mesmo que apenas por alguns minutos, é uma maneira lúdica de homenagear um autor que gostava de brincar e de se divertir com suas histórias, o que nunca ameaçou seu rigor estilístico. Para mim, que li “A Guerra no Bom Fim’, “O exército de um homem só” e “Os deuses de Raquel” quando dava meus primeiros passos na literatura e no cinema, será sempre um prazer dialogar com a obra deste grande escritor. Quem sabe, um dia, a gente consiga seguir adiante e, mesmo com um exército pequeno, brincar com outros personagens e outras histórias.”


 

Assista às três cenas: