Notícias
22 de fevereiro de 2015
Os 15 melhores romances brasileiros do século 21

Rodolfo Viana, no Brasil Post

Neste momento, Chico Buarque e Augusto Cury são os dois únicos escritores brasileiros entre os 20 mais vendidos na categoria ficção em 2015. De acordo com o PublishNews, que monitora a vendagem de 12 cadeias de livrarias, “O Irmão Alemão”, de Chico, é o terceiro livro de ficção mais vendido nos 42 primeiros dias deste ano , com 19.304 exemplares. “Felicidade roubada”, de Cury, aparece na oitava posição, com 8.076 cópias.

Ao olhar a lista, nota-se a quase hegemonia de romances “água com açúcar” e literatura erótica. Gayle Forman, John Green e E.L. James reinam soberanos na leitura dos brasileiros, hábito este que sempre é posto à prova: é comum a gente ouvir que “o brasileiro não lê”.

Talvez seja esta a realidade. A última edição do estudo Retratos da Leitura, de 2012, revelou que o brasileiro lê apenas quatro livros por ano — e dos quatro, chega ao fim de apenas dois. Este cenário, contudo, pode estar mudando: os primeiros resultados do Vale Cultura mostraram que, entre janeiro e junho de 2014, dos R$ 13,65 milhões consumidos pelos portadores dos mais de 215 mil cartões do programa, 88,01% (aproximadamente R$ 12 milhões) foram destinados à aquisição de livros, jornais e revistas.

Para que o brasileiro leia cada vez mais — sobretudo literatura produzida no País — o Brasil Post fez uma lista dos 15 melhores romances brasileiros publicados nos 15 primeiros anos do século 21. A seleção foi feita com base em premiações e na escolha do editor do portal. Eles não estão em ordem alguma — e certamente não são os únicos romances que merecem ser lidos. Tome a lista como uma bússola da produção literária neste século e boa viagem!

1) Cinzas do Norte’, de Milton Hatoum

2) ‘Vista Parcial da Noite’, de Luiz Ruffato

3) ‘Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios’, de Marçal Aquino

4) ‘O Filho Eterno’, de Cristovão Tezza

5) ‘Órfãos do Eldorado’, de Milton Hatoum

6) ‘O Drible’, de Sérgio Rodrigues

7) ‘K. – Relato de uma Busca’, de Bernardo Kucinski

8) ‘Se Eu Fechar Os Olhos Agora’, de Edney Silvestre

9) Opisanie Świata’, de Veronica Stigger

10) ‘Nove Noites’, de Bernardo Carvalho

11) ‘O Movimento Pendular’, de Alberto Mussa

12) ‘Sinfonia em Branco’, de Adriana Lisboa

13) A Chave de Casa’, de Tatiana Salem Levy

14) ‘Manual da Paixão Solitária’, de Moacyr Scliar

manual-paixao-solitariaEm muitas passagens, a Bíblia poderia ser uma novela de TV. Por exemplo, o capítulo 38 do livro Gênesis trata do patriarca Judá e de seus filhos Er, Onan e Shelá: todos eles se envolveram com a bela Tamar. Este é o ponto de partida de ‘Manual da Paixão Solitária’, que trata de um grupo de especialistas que estudam esta passagem bíblica durante um congresso. Apesar de jazer no Velho Testamento, o evento de Judá e de seus filhos com Tamar respinga nos dias de hoje, posto que a condição humana é única e todos temos paixões irrefreáveis que sempre brigam com nossos preceitos morais.

15) ‘Vozes do Deserto’, de Nélida Piñon

Fonte: Livros Só Mudam Pessoas