Notícias
21 de março de 2015
Passado, presente e futuro se unem nas crônicas do Acadêmico

Judith Scliar, viúva do Acadêmico, médico e escritor Moacyr Scliar, falecido em 27 de fevereiro de 2011, convida para que se visite o link www.moacyrscliar.com/cronicas, onde, todos os sábados, a partir de amanhã, dia 21 de março, será postada uma crônica do escritor, publicada nos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo. Os interessados poderão visitar também a fan page do autor (www.facebook.com/MoacyrScliarOficial).

O leitor terá a oportunidade de revisitar o passado, o presente, e o futuro, que se unem nas crônicas de Moacyr Scliar. De acordo com o a viúva do Acadêmico, “a crônica é um capítulo à parte na carreira dele”. Disse, ainda, que, a partir dos anos 70, Scliar dedicou-se com afinco a esse gênero, com presença constante nos jornais de grande circulação. “De 1973 a 2011, escreveu semanalmente para o jornal Zero Hora sobre temas cotidianos, saúde, bem-estar e atualidades, Em 1993, passou a assinar uma coluna na Folha de S. Paulo, criando histórias de ficção sobre fatos reais”.

O espaço dedicado às crônicas de Scliar será abastecido toda semana por um texto diferente, extraído de seu trabalho na imprensa e de coletâneas já publicadas. “Com seu olhar aguçado, o autor usa como matéria-prima detalhes do cotidiano, sempre permeado pelo humor”, afirma Judith Scliar. A primeira crônica a ser postada no link recebeu o título de “Escrevendo o futuro” e foi publicada no jornal Zero Hora de 26 de dezembro de 1999.

Saiba mais

Sétimo ocupante da Cadeira nº 31, eleito em 31 de julho de 2003, na sucessão de Geraldo França de Lima, Moacyr Scliar nasceu em 23 de março de 1937 e faleceu em 27 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre, aos 73 anos.
Em 1962, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública exerceu a profissão junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (Sandu).

Foi professor visitante na Brown University (Department of Portuguese and Brazilian Studies) e na Universidade do Texas (Austin), nos Estados Unidos. Frequentemente, era convidado para conferências e encontros de literatura no país e no exterior. Seu primeiro livro, publicado em 1962, foi Histórias de Médico em Formação, contos baseados em sua experiência como estudante. Em 1968 publica O Carnaval dos Animais, contos que considerava de fato sua primeira obra.
Autor de 74 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil, escreveu, também, para a imprensa. Obras suas foram publicadas em muitos países: Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Rússia, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Canadá. Teve textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio, inclusive no exterior.

Foi, durante 15 anos, colunista do jornal Zero Hora, onde discorria sobre medicina, literatura e fatos do cotidiano. Colaborou com a Folha de S. Paulo desde a década de 90. Moacyr Scliar é considerado um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea. Os temas dominantes de sua obra são a realidade social da classe média urbana no Brasil, a medicina e o judaísmo.

Fonte: Academia Brasileira de Letras