Notícias
9 de março de 2017
Scliar 80 anos: lançamento de livro póstumo marca aniversário do escritor gaúcho

Filho de imigrantes europeus, criado no Bom Fim, Moacyr Scliar (1937-2011) escolheu a medicina como profissão e abraçou a literatura como vocação. Escritor de mão cheia, sabia como ninguém traduzir sentimentos em palavras. Este mês, ele completaria 80 anos, deixando uma vasta carreira literária e um belo legado para a nossa cultura. Para marcar a data, a trajetória de Scliar será revivida através de uma série de eventos programada para este ano.

No dia 23 de março, aniversário de Scliar, será lançado na Livraria Cultura a coletânea “A Nossa Frágil Condição Humana”, editada pela Companhia das Letras. Esse é o terceiro volume de uma série de crônicas escritas para o jornal Zero Hora, do qual Scliar foi colunista e colaborador durante 34 anos.

O organizado pela professora Regina Zilberman, “A Nossa Frágil Condição Humana” reúne 68 crônicas, publicadas entre 1977 e 2010. Nelas o autor reflete sobre questões ligadas ao judaísmo, revisitando sua infância e crescimento, assim como fatos históricos sobre a religião judaica.

O evento começa às 19h30, com abertura de Cláudia Laitano, leituras de Mirna Spritzer e debate com Regina Zilberman, Cíntia Moscovich e Mirna Spritzer.

Ainda em março, mais dois eventos marcam as comemorações de aniversário do escritor. No dia 22, uma homenagem será realizada pelo corpo clínico e acadêmico da UFRGS. Já no dia 30, a USP organiza um simpósio literário em homenagem aos 80 anos de Scliar.

Confira a agenda:

22 de março – 11h: Homenagem do corpo clínico e acadêmico da UFRGS.

23 de março – 19h30: Lançamento do livro de crônicas “A Nossa Frágil Condição Humana”. Com abertura de Cláudia Laitano, leituras de Mirna Spritzer e debate com Regina Zilberman, Cíntia Moscovich e Mirna Spritzer. Na Livraria Cultura, em Porto Alegre.

30 de março: Simpósio na USP coordenado pela professora Berta Waldman.