Notícias
19 de outubro de 2014
Território da Emoção: A trajetória médica de Moacyr Scliar, no Santander Cultural

Neste seminário, médicos gaúchos falarão sobre a atuação de Moacyr Scliar na área da Medicina: da especialização no campo da saúde pública até sua atuação como médico sanitarista.

No tempo em que o SUS ainda nem existia, Moacyr Scliar já tinha uma visão social da medicina. O bom médico, segundo ele, deveria olhar para os mais necessitados e atender bem sem distinção de classes. Como sanitarista, fez parte de equipes que reformularam a gestão da saúde pública no Rio Grande do Sul. Participou ativamente da luta contra a erradicação de doenças como coqueluche, tétano e difteria. Além disso, foi professor universitário e formou gerações de médicos preocupados com a questão social.

Essa faceta será debatida na mesa redonda Território da Emoção: a Trajetória médica de Moacyr Scliar, no dia 28, às 19h30, na Sala Multiuso do Santander Cultural. A mediação será de Germano Bonow, com a participação de Airton Stein, Airton Fischman, Domingos Otávio D’Ávila, Maria Beatriz Targa, Rafael Botelho Foerngs, Sérgio Becheli e Walmor Piccinini. Eles vão relembrar passagens marcantes de Scliar pela medicina – e como ela influenciou sua carreira literária.

Serviço:

28 de outubro de 2014 às 19h30

Mediador: Germano Bonow
Participantes: Airton Stein, Airton Fischman, Domingos Otavio D’Avila, Maria Beatriz Targa, Rafael Botelho Foerngs, Sérgio Becheli e Walmor Piccinini

Local: Sala Multiuso – Santander Cultural
Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Acesso por ordem de chegada. Sujeito à lotação do espaço.