Notícias
16 de setembro de 2014
Vida e obra de Moacyr Scliar ganham mostra em Porto Alegre

Exposição “O Centauro do Bom Fim” estará no Santander Cultural a partir desta quarta-feira

Vida e obra de Moacyr Scliar ganham mostra em Porto Alegre / Crédito: Samuel Maciel

Vida e obra de Moacyr Scliar ganham mostra em Porto Alegre / Crédito: Samuel Maciel

A vida e obra do escritor Moacyr Scliar (1937 – 2011) é tema de “O Centauro do Bom Fim”, com abertura nesta terça-feira, às 19h, para convidados, no Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028), e, para o público em geral, a partir desta quarta até 16 de novembro. O evento tem a curadoria do cineasta e jornalista Carlos Gerbase e a consultoria da professora Regina Zilberman.

Gerbase foi convidado para organizar a mostra pela viúva do escritor, Judith Scliar, há dois anos. Ele lembra que o pedido foi que a exposição fosse “quente e carinhosa”, captando a face pública do ex-marido, como escritor e médico, e também a sua vida entre familiares e amigos. Casada com Scliar por 45 anos, Judith destaca que a retrospectiva é uma oportunidade de compartilhar a intimidade de Scliar com seus admiradores.

Dividida em ambientes, o público é convidado a atravessar o oceano, como fez o pai de Scliar, de origem russa, para desembarcar em Porto Alegre, especificamente no Bom Fim, nos anos 20, bairro onde o escritor cresceu. Réplicas de objetos da casa da infância, as primeiras leituras, os manuscritos e a antiga máquina de escrever ganham contraponto com vídeos, áudios e tablets com trechos de textos. Há ainda espaço para um jogo interativo de perguntas sobre a trajetória do homenageado.

Fonte: Correio do Povo